Go to Top

O prazer de ser pai no turbilhão da vida

No dia do Pai as iniciativas nas escolas multiplicam-se. O comercio aproveita a ocasião e nós também… Para o ajudar a reflectir sobre como lhe faz sentido viver o dia do pai.

É comum ouvir pais queixarem-se: “logo hoje que tenho uma reunião importantíssima e à qual não posso faltar… Como vou fazer com a sobreposição de horários – a festa do Dia do Pai é exactamente à mesma hora…” Pois é, e o dilema surge. Como sair do impasse?

Acreditamos que é possível encontrar uma solução. A sua. A que melhor o satisfará, a si e aos seus filhos. A que mais se adequa à realidade em que vive.

Acreditamos que está nas suas mãos fazer de cada dia o melhor Dia do Pai do mundo, basta que para isso dê largas à sua imaginação e criatividade. Nós deixamos-lhe algumas ideias para iniciar a reflexão…

1) Agende um almoço com o seu filho: No café da esquina, no McDonald’s ou na pizzaria que tanto gostam… Pode até ser um piquenique no banco do jardim que existe em frente à escola…

3) Muitas crianças gostam de levar para escola lembranças de casa e dos pais. Pode escrever um bilhete ao seu filho (dizendo-lhe o quanto o ama, o que aprecia nele…), pode dar-lhe um fotografia dos dois, pode fazer-lhe um desenho… Ele poderá por na mochila, no bolso da bata ou das calças.  Pode fazer o mesmo para si – pedir-lhe um desenho, uma mensagem, levar um fotografia escolhida pelos dois… Pode pô-la no bolso, na pasta do computador, na carteira… Como se sentirá, durante o dia, quando se cruzar com esse “lembrete”?

4) Experimente partilhar com o seu filho o que preparava para o seu pai no Dia do Pai. Ou contar-lhe o que mais o alegra, hoje, no facto de ser Pai. Ou ainda perguntar-lhe porque é bom tê-lo como pai. Tantas ideias que poderão levá-los a partilhar uma série de intimidades, enquanto serpenteiam no meio do trânsito ou num momento de mimo antes de dormir…

6) Experimente brincar ao “faz de conta”: inverta os papeis – faça de conta que é filho e peça ao seu filho que faça de conta que é pai! É muito giro e divertido. Pode fazê-lo durante a refeição, na viagem de carro, na hora de deitar, no momento de brincadeira livre…

Estas são apenas algumas ideias. Descobrir o prazer de ser Pai no turbilhão da vida é um desafio que pode ser superado por todos os que desejarem assumir o controlo da sua vida. Que queiram utilizar a imaginação e a criatividade. Que desejem todos os dias recomeçar a aventura.

E para ter ainda mais inspiração partilhamos um vídeo muito especial sobre a relação pai/filho: