Go to Top

Férias a chegar, tempo livre a aumentar…

Agora, que os dias são mais longos e a rua convida-nos a ficar por lá, como poderemos partilhar com os nossos filhos o sentir das férias, mesmo estando a trabalhar? Vamos dar-lhe algumas ideias: comece por perguntar a si próprio e aos seus filhos o que mais gostam nas férias, e descubra como pode trazer o que eles disseram para o dia-a-dia. Por exemplo:

– se eles disseram que é ter mais tempo em família, pare 30 minutos quando chega a casa, antes de começar a azáfama do final de dia, e faça algo diferente: jogar um jogo, dar um passeio a pé, fazer uma sobremesa, sentar-se no sofá a relaxar com eles ou dançar ao som de uma música animada podem ser ideias para sair da rotina!

– se referirem as refeições mais descontraídas, seja criativo com o jantar: pode ser levar uma sandes e ir comê-la no parque, jantar na varanda ou fazer um piquenique no chão da sala. Também pode ser um jantar à luz das velas ou um jantar ao contrário, em que se começa pela sobremesa!

– se se lembrarem que é o poderem deitar-se mais tarde, experimente inovar à hora de deitar: costuma fazer uma massagem ao seu filho antes de dormir? Peça-lhe que lhe faça uma a si! Ou crie a hora da anedota ou da adivinha em vez da história habitual; ou que tal cada um contar um pequeno episódio do seu dia ou uma história inventada?

– se falarem dos passeios à noite, aproveite a noite de sexta-feira e vão comer um gelado ou leve-os a observar as estrelas num sítio perto mas com menos luz…

– se sugerirem não haver rotinas, seja ousado: marque na sua agenda um almoço com eles e vá busca-los à escola, a casa dos avós ou ao ATL. Pode ainda quebrar as rotinas pondo em prática uma destas ideias em cada dia da semana…

Divirta-se e traga as férias para o dia-a-dia!