Go to Top

Novas rotinas, novos desafios: (re)começar é bom!

Quase todos os pais vivem alguma ansiedade à volta do início de ano lectivo: preocupam-se com os novos horários, com as novas rotinas, com as adaptações a uma nova realidade…

Sabemos, de experiência, que uma das ferramentas mais eficazes quando enfrentamos novos desafios é olhá-los com olhos positivos!

Onde antes víamos tristeza passarmos a ver crescimento, onde víamos preguiça passarmos a ver capacidade de saborear os momentos importantes, onde víamos falta de tempo vemos riqueza de actividades!

Assim, propomos-lhe um exercício:

Comece por listar aqueles que considera os seus maiores desafios neste início de ano lectivo. Agora olhe para um de cada vez com olhos positivos!

Algumas questões que poderão ajudar a fazer este exercício:
– que benefícios traz esta nova realidade (a mim, aos meus filhos, à minha vida familiar)? Almoçar comida da escola pode ser uma oportunidade para experimentarem comidas novas…
– que competências (minhas ou dos meus filhos) põe em evidência ou ajuda a treinar esta nova situação? Pode ser a responsabilidade, a gestão do tempo, o saber seleccionar o que é realmente importante…
– que características minhas ou do meu filho põe em evidência este desafio? Se precisa de ir de autocarro para a escola, a autonomia vai estar mais evidente! Se tem um tempo de estudo na escola, os trabalhos já vêm feitos…
– que recurso poderá esconder esta nova rotina? Acordar mais cedo pode ser uma oportunidade para se deitarem mais cedo por iniciativa própria ou para apreciarem a manhã de fim de semana de outra maneira

Divirta-se com este jogo e peça ajuda aos seus filhos para construir este novo olhar!